Público do Jaguariúna Rodeo Festival presenciará disputa Iron Cowboy.

Jaguariúna realizará o Iron Cowboy em maio

Pela primeira vez na historia do JRF – Jaguariúna Rodeo Festival, um campeonato de rodeios terá seguimento nas duas semanas. Antes eram realizados campeonatos distintos em cada semana.

Em 2010 na primeira semana (06 a 08) o JRF contará com uma etapa Máster da PBR Brasil. A PBR – Professional Bull Rider é o maior campeonato de montarias em touros do mundo.

Sobre a PBR

A PBR nasceu nos EUA no ano de 1992 fundada por 20 competidores do rodeio em touros (Bull Riders). O primeiro campeonato aconteceu no ano de 1994 tendo como campeão o brasileiro Adriano Moraes. Hoje a PBR distribui anualmente aos competidores cerca de $13 milhões de dólares*. Só o campeão mundial recebe um bônus de $1.000.000,00 de dólares. O maior e mais bem pago campeonato de montarias em touros do mundo.

A PBR é mundialmente assistida por 100 milhões de espectadores em diversos canais de TV e ainda por 1,6 milhões de pessoas nos eventos (Estados Unidos, Austrália, Brasil, Canadá e México). Nos EUA é o sétimo esporte mais assistido. Possui mais de 1200 atletas cadastrados e realiza mais de 300 eventos em todo planeta. O Brasil tem hoje cinco títulos mundiais, três títulos com Adriano Moraes (1994, 2001 e 2006), um com Ednei Caminhas (2002) e um com Guilherme Marchi (2008).

*Dados de 2009

PBR Brasil

No final de 2005 a PBR que realizava seu campeonato somente nos EUA, sentiu a necessidade de expandir, e quatro foram os países selecionados: Austrália, Brasil, Canadá e México.

A PBR Brasil tem como diretor o tropeiro e pecuarista Flávio Junqueira. Desde 2006 a PBR realiza eventos no Brasil. O campeão da PBR Brasil ganha o direito de disputar a milionária final da PBR em Las Vegas (PBR World Finals) que distribuiu ano passado 3,4 milhões de dólares.

PBR em Jaguariúna

Mais um ano a PBR realiza uma etapa Máster em Jaguariúna trazendo para o melhor festival country do país seus melhores competidores. Destes competidores chegarão à final de sábado, 15 finalistas que terão direito de disputar na segunda semana do evento o Iron Cowboy.

Iron Cowboy

Denominado “Cowboy de Aço” é mais uma inovação e criação da PBR. O primeiro Iron Cowboy foi realizado na cidade de Arlington, estado do Texas (EUA), dia 20 de Fevereiro, quando 24 competidores se enfrentaram subdivididos por chaves. Quem obtivesse a maior nota e ou tempo passava para a fase seguinte, até a última fase. O campeão foi o brasileiro Valdiron de Oliveira, que faturou $260 mil dólares.

No Brasil, os quinze melhores da primeira semana (etapa máster) que terão o direito de disputar o Iron Cowboy. Eles se apresentarão na quinta (13) e sexta-feira (14) normalmente. No sábado (15), somente os oito melhores classificados passarão para a fase de chaves (mata-mata). O primeiro lugar de nota enfrenta o oitavo, o segundo o sétimo, o terceiro o sexto e o quarto o quinto. Serão sorteados touros com o mesmo estilo de pulos para cada chave. Serão consideradas as notas médias dos animais nas etapas da PBR Brasil. Sendo assim, os competidores montarão em touros que, se vencidos oferecerão uma nota equivalente.

O competidor que obtiver a melhor nota passa para a fase seguinte, na ausência da nota o que vale é o melhor tempo. E ainda se o tempo for semelhante, o terceiro critério de desempate é a nota do touro. Na PBR os touros também disputam prêmios. Os juízes ao avaliarem uma montaria para dar a nota final, eles observam separadamente o desempenho do competidor e do touro, dando notas distintas para cada um. No caso do touro, a avaliação é feita até mesmo quando o competidor não suporta os oito segundos.

O competidor, que chegar à chave (fase final) e vencê-la, receberá o prêmio de R$100 mil reais. Provando que realmente é o Cowboy de Aço. Porém, para conseguir este feito, terá que montar nove touros em dez dias e enfrentar quarenta competidores.

Jaguariúna 2010

O evento será realizado entre os dias 06 e 15 de maio. Além do campeonato da PBR, o JRF realizará as provas cronometradas e também rodeio em carneiros.

Confira toda programação de shows no site: www.rodeiodejaguariuna.com.br

Por Eugênio José dos Santos – Colunista Esportivo do JRF – www.eugeniojose.com.br.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s